Colação de Grau

Concluídas todas as exigências do curso, ou de uma de suas habilitações ou títulos, o estudante será obrigado a colar grau.

– Será considerado apto à colação de grau o estudante que, cumpridas as demais exigências, não tiver em seu histórico escolar disciplinas pendentes.

– É obrigatória a participação do estudante no Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes – ENADE, tendo em vista tratar-se de um componente curricular obrigatório para os cursos de graduação, conforme previsto na Lei 10.861 de 14 de abril de 2004.

– O estudante que estiver cursando o último período poderá solicitar ao CEPE a antecipação de sua colação de grau, mediante justificativa fundamentada e acompanhada de documentação comprobatória.

– Se devidamente autorizado, o estudante deverá realizar exame de suficiência nas disciplinas que estiver regularmente matriculado, desde que não tenha sido reprovado nas mesmas, em semestres anteriores e no semestre vigente.

– Em disciplinas de orientação acadêmica os conceitos deverão ser lançados, após o cumprimento das exigências das disciplinas.

– O estudante que for reprovado neste exame de suficiência poderá concluir as disciplinas de forma regular.

– Este exame de suficiência será concedido apenas uma vez por disciplina.

– Este exame de suficiência será aplicado por uma Banca Examinadora de, no mínimo, três professores, nomeada pelo chefe do Departamento a que a disciplina esteja vinculada ou pelo Chefe dos Institutos nos Campi da UFV.

– Compete à Banca Examinadora estabelecer a forma do exame, consistindo, obrigatoriamente, de, pelo menos, uma prova escrita, devendo ser disponibilizado ao estudante a forma, data e horário do exame, na Secretaria do Departamento ou nos Institutos nos Campi da UFV, com 72 (setenta e duas) horas de antecedência mínima, do horário de aplicação do mesmo.

– A critério da Banca Examinadora, as avaliações já realizadas no semestre poderão ser consideradas para o cômputo da nota final.

– O histórico escolar de conclusão do curso de graduação conterá as disciplinas cursadas pelo estudante, após o ingresso no curso, com número de créditos, ano e período letivo, carga horária, nota e conceitos de aprovação, além das disciplinas aproveitadas. Conterá, ainda, a situação final do estudante em relação ao ENADE.